A véspera de Natal é no dia 24 de dezembro, data que antecede uma das festas mais celebradas do calendário cristão, o Natal.
A véspera de Natal não é feriado no Brasil.
A Bíblia não diz em qual data Jesus nasceu, mas afirma que foi durante a noite. Por isso, a madrugada de 24 para 25 de dezembro é conhecida como “noite feliz”, e carrega enorme importância para a maioria dos países cristãos.
No dia 24, as famílias se reúnem para a Ceia, confraternização, com origem na Europa.
Festa de Natal
A ceia tornou-se um símbolo dessa grande festa. Ela representa o banquete eterno, com origem no fato de as pessoas receberem os peregrinos com comes e bebes nas suas casas na noite de Natal.
No Brasil, tradicionalmente a mesa é composta pelo bacalhau, peru, vinho, frutos secos e panetone.
Nesse dia, todos esperam a chegada da meia-noite, quando é Natal. Então, se comemora o nascimento do Menino Jesus. Assim, ocorre a troca de presentes entre os participantes da festa.
Para os católicos, as tradicionais missas do galo são marcadas justamente para essa hora. Segundo a tradição, um galo teria cantado à meia-noite, anunciando o momento em que Jesus nasceria.
Apesar da comemoração relembrar o nascimento do menino Jesus, o Papai Noel é outra figura que também simboliza o Natal.
A história do velhinho em um trenó guiado por renas faz com que essa época seja a mais aguardada pelas crianças, que escrevem cartas com pedidos para que à meia-noite o Papai Noel traga seus presentes.
Outra celebração importante é realizada pela Igreja e recebe o nome de advento, que significa o que está por vir. Esse período é marcado por liturgias desde o domingo mais próximo do dia 30 de novembro até a véspera de Natal visando se preparar para a celebração do nascimento de Cristo.
A quadra natalina se encerra no Dia de Reis, em 6 de janeiro, que representa a chegada dos três reis magos para presentear o menino Jesus após o nascimento com ouro, incenso e mirra.