O Dia do Pintor (ou Dia do Pintor de Paredes) é celebrado anualmente em 18 de outubro.
Esta data homenageia não apenas os pintores de obras de arte, mas todos os que trabalham com a habilidade de mudar superfícies, por meio das cores, texturas e linguagem própria.
O trabalho dos pintores é essencial para a construção civil e decoração, pois ajudam a construir espaços que transmitem sentimentos e emoções para as pessoas, utilizando instrumentos como pincéis, rolos e massas.
A pintura foi uma das primeiras formas de expressão da humanidade. As pinturas rupestres demonstram que desde a Idade da Pedra os homens das cavernas já buscavam uma forma de registrar seu cotidiano e divulgar sua forma de ver o mundo.
Como disse Leonardo da Vinci:
“O pintor tem o Universo na sua mente e nas suas mãos.”
Origem do Dia do Pintor
O dia 18 de outubro foi escolhido como Dia do Pintor em homenagem a São Lucas, o Evangelista. Segundo os relatos bíblicos, o chamado “Médico Amado” é conhecido também por suas habilidades com a pintura. Por esta razão, é tido como o padroeiro dos artistas.
Segundo registros históricos, São Lucas foi médico, escritor e também considerado iconógrafo. Segundo a tradição, a ele é atribuída a primeira pintura da Virgem Maria.